sábado, 3 de abril de 2010

Abaixo O Amor (2003, EUA/ALE)

Direção: Peyton Reed. Com: Renée Zellweger, Ewan McGregor, David Hyde Pierce, Sarah Paulson, Tony Randall, Rachel Dratch, Jack Plotnick.

Barbara Novak (Renée Zellweger) é uma escritora feminista que, em plenos anos 1960, escreve um best-seller chamado, no qual aconselha mulheres desiludidas com a vida amorosa a manterem apenas relacionamentos casuais, focando mais a conquista do sucesso profissional e sua própria independência. O tremendo sucesso do livro faz com que Catcher Block (Ewan MacGregor), um repórter mulherengo e sedutor, decida envolver-se com Barbara apenas para preparar um artigo e mostrar ao mundo que ela nada mais é do que uma fraude. O título original, Down With Love, faz referência a uma canção de mesmo nome cantada por Judy Garland, que é também a canção-tema do filme.

NOTA DO BLOG CINEMA GLBT: ao usar e abusar da estética do chamado "mondo lounge", que vigorou na comédia romântica hollywoodiana até o início dos anos 1960, tudo no filme beira à divertida afetação, do clima acentuadamente "camp" à cenografia multicolorida - que tende para os tons de rosa. Além das caras e bocas da protagonista, há insinuações sobre a sexualidade do solteirão convicto Catcher e seu melhor amigo.