segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dobermann (FRA, 1997)

Direção: Jan Kounen. Com: Vincent Cassel, Tchéky Karyo, Monica Bellucci, Antoine Basler – Jean-Claude Ayache, Dominique Bettenfeld, Pascal Demolon, Marc Duret, Romain Duris, François Levantal, Ivan Merat-Barboff..

Longa de estreia do diretor Jan Kounen, a história é sobre um criminoso chamado Dobermann, que ganha sua primeira arma já quando é batizado e, adulto, torna-se o líder de uma gangue brutal de ladrões. Depois de um complexo plano de assalto a banco, a quadrilha de Dobermann é perseguida pela polícia de Paris. A busca é liderada por um policial sádico, que fará de tudo para pegar o bandido. O simpático assaltante de bancos vem a ser o mocinho da história e, juntamente com seus amigos, ele forma uma das gangues de assaltantes a banco mais violentas da França. Um dia, a gangue rouba um banco de maneira extremamente violenta. Um investigador da polícia, corrupto até os ossos, decide usar os seus próprios métodos para capturá-la. Para isso, sequestra a namorada de Dobermann, uma cigana surda.

NOTA DO BLOG CINEMA GLBT: embora seja classificado como de ação ou policial, o filme destaca-se mais pelo humor irreverente e corrosivo. Na lista de personagens bizarros, um travesti bissexual rouba a cena ao azucrinar o pai num jantar em família. A excelente dublagem da versão exibida pela tv Bandeirantes, há alguns anos, já garante boas risadas.